A alegria de abrir mão do controle
Felicidade

A ilha do banco de areia se estendia por 30 metros de largura e 100 metros de comprimento. Macio ao toque, ele ficava no meio do rio Missouri, a meio dia de remo da capital do estado de Missouri em Jefferson City. Enquanto eu comia cenouras naquela ilha em um dia de junho, o calor sufocante do verão cozinhava meu exterior e a ansiedade cozinhava meu interior.

Cinco amigos e eu tínhamos apenas algumas horas em um período de três dias, dois a viagem noturna de canoa e as preocupações que me atormentavam enquanto planejava a aventura rugiam dentro de mim: eu não tinha ideia de onde dormiríamos naquela noite. Eu não sabia a que horas chegaríamos no rio, como estaria o tempo ou a que velocidade iríamos. Isso significava que eu não poderia determinar onde acamparíamos na primeira noite. Porque não sabia onde dormiríamos na primeira noite, também não sabia onde dormiríamos na segunda noite.

Em toda a minha vida, não me lembro de um único dia em que acordei sem saber onde dormiria naquela noite. E agora eu ia fazer isso duas noites seguidas com cinco amigos? O que eu estava pensando?

Por duas noites, confiaria nos caprichos do rio. Não é assim que eu costumo rolar, e presumi que não era assim que meus amigos que estavam comigo também. Algumas semanas antes da viagem, enviei um e-mail para eles confessando que não sabia onde poderíamos dormir. Eu esperava muita reclamação, talvez até alguém recuando. Nenhum deles se importou.

E agora, enquanto almoçávamos na ilha do banco de areia no primeiro dia, sem nenhuma ideia de onde colocaríamos nossas cabeças cansadas naquela noite, eles ainda não se importavam.

Sim.

Eu odiava.

***

Deixar de saber onde eu dormiria por duas noites foi uma de muitas exemplos neste verão perdido de coronavírus de desistência do controle. Solopreneurs, especialmente, tiveram que lutar contra forças muito fora de seu controle desde meados de março.

Agora, para ser claro: eu sei, no fundo, que não estou no controle de nada. Nem meu trabalho, nem minha saúde, nem minha família, nem nada. Eu sei, sempre, a qualquer momento, qualquer coisa ou tudo isso pode desabar sobre mim. Mas a ilusão de controle me conforta, me dá arbítrio em um mundo em que muitas vezes não temos, especialmente ultimamente. Desde que o desligamento começou, aprendi que não estou no controle tantas vezes que você pensaria que eu já saberia e pararia de ter que aprender.

Mas, não.

A luta pelo controle tem acontecido por toda a minha vida profissional. Seu também, certo? Nós nos tornamos solopreneurs para assumir o controle dos chefes / empregos / ambos, não gostamos apenas de descobrir que também não podemos controlar tudo por conta própria.

Gosto de pensar que, pelo menos às vezes, meu controle tendências anormais se manifestam de maneiras sutis e até saudáveis. Antes de negociar o valor da história, por exemplo, ensaio cenários possíveis. Se estou preparado para uma situação, posso controlá-la, ou pelo menos controlar minhas reações. Isso é facilitado pelo fato de que geralmente tenho uma ideia bastante boa do que será uma oferta e, portanto, a gama de minhas reações possíveis é bastante estreita.

Uma vez, minha “ideia bastante boa” acabou por estar completamente errado. Eu estava lidando com o segundo editor em um artigo depois de ter falado vagamente sobre um preço, mas não acertado um número final com o primeiro editor. Eu já havia concordado em escrever o artigo sem saber quanto poderia receber, um erro que não repeti. A oferta do segundo editor foi insultantemente baixa. Antes que meu cérebro pudesse controlar minha boca, eu deixei escapar: "Não há nenhuma maneira no mundo que eu faria isso por tão pouco."

Eu disse isso com raiva. Eu nunca teria feito isso "de propósito". Houve uma breve pausa do outro lado da linha. Que merda, pensei, ou talvez algo mais colorido, acabei de queimar esta ponte. Mas o editor interpretou minha resposta precipitada da maneira certa. Ele perguntou o quanto eu queria. Eu pedi mais do que o dobro de sua oferta. Ele disse que sim.

***

Se a consequência de deixar o controle de lado, nesse caso, foi que aprendi que uma reação emocionalmente autêntica e imediata pode ser valioso, a consequência de não saber onde dormiria naquela noite de junho foi uma forte ansiedade.

Durante grande parte da manhã e da tarde, fiquei de olho na costa, procurando lugares adequados para acampamento. Meu pensamento foi, se eu visse alguns pontos bons agora, veria alguns mais tarde. Eu não vi nenhum agora. Ou mais tarde.

No final da tarde, chegamos à Área de Conservação da Ilha Tate, composta por três ilhas no lado norte do rio. Minha ansiedade foi embora quando chegamos lá. Meu amigo Andy desceu da canoa, plantou o pé com sandálias no chão e sua perna desapareceu até o joelho. Ele quase não conseguia tirar o pé da lama e, quando o fez, parte da sandália não estava mais lá. Não podíamos pousar nossos barcos lá, muito menos dormir lá.

Durante a próxima hora, cada lugar que paramos era uma bagunça lamacenta, intransitável e incompreensível.

Assim como minha ansiedade começou - que tipo de nimrod planeja uma viagem para cinco amigos sem saber onde eles vão dormir? - um lugar utilizável, embora longe de ser perfeito, para acampar se apresentou. Hesito em chamá-lo de local, pois isso sugeriria que outras pessoas já haviam se hospedado lá.

Minha barraca individual tem uma pegada de 7,5 pés por 2,67 pés, e não havia clareiras tão grandes. Eu o coloquei em um canteiro cheio de arbustos, e só depois que alguém apontou que o pincel continha hera venenosa. Não tive nenhuma reação alérgica a ele, graças a Deus, embora tenha 99% de certeza que pisei nele.

O segundo dia trouxe a mesma tensão do primeiro. Ansiosos para evitar outro atraso na lama, começamos a procurar cedo um lugar para acampar e logo encontramos um ancoradouro. Subimos uma pequena ladeira para descobrir um parque da cidade com um acampamento grátis, que não era mencionado nos guias que eu tinha lido.

Foi perfeito. E não foi o lugar que tornou esta noite memorável, ou pelo menos não foi apenas o lugar. Pelas próximas horas, rimos de um desfile de encontros com personagens locais e momentos "você-tinha-que-estar-lá", dos quais falaremos pelo resto de nossas vidas.

Houve Sujo, o bebê, que deixou seu filho pequeno brincar na terra de um mirante do rio, depois nos emprestou lenços umedecidos para limpá-lo antes de levá-lo para sua esposa. Houve a alegre descoberta dos chuveiros gratuitos em um prédio a uma quadra do parque. Houve uma conversa desconcertante, divertida e profana com um soprador de vidro local, que terminou com ele presenteando um globo intrincado para um garoto de 12 anos que fazia parte do nosso alegre bando de remadores.

Enquanto eu subia em minha tenda, a noite hilariante já havia redimido a ansiedade que a precedeu. Eu sabia que da próxima vez que enfrentasse uma perda de controle semelhante a não saber onde dormiria, enfrentaria esse problema apenas com um pouco mais de confiança. De fato, algumas semanas depois dessa viagem, fiz outra viagem de canoa, desta vez com planos específicos de em que local dormir ... apenas para chegar lá e descobrir que outra pessoa já havia reivindicado meu lugar ... e as próximas quatro depois disso. Achei isso mais engraçado do que estressante.

***

Nas margens do rio Missouri, acordei primeiro. Tomei um gole de café e observei o sol nascente pintar o céu atrás do rio de roxo, rosa e laranja. Logo todos saíram de suas tendas e se juntaram a mim. Comemos aveia instantânea e rimos de novo de tudo o que aconteceu na noite anterior.

Ficamos maravilhados novamente com a precisão do globo. No interior dele, nosso novo amigo inscreveu uma mensagem: “Deixe o rio conduzi-lo.”

Isso foi genuíno e sincero, mesmo que como conselho de vida seja um jargão, para qualquer um e especialmente para um maníaco por controle. Rios escondem o perigo logo abaixo da superfície e se precipitam sobre cachoeiras e ficam represados.

Então, novamente, eu deixei o rio nos conduzir por duas noites e funcionou muito bem.

Leia a seguir: Como a busca por metas para toda a vida pode mudar sua vida